fbpx

Surf Em Ericeira, Portugal: Análise Do Pico

Surf Em Ericeira, Portugal: Análise Do Pico⠀⠀

Chegou a hora de a nossa série Análise Do Pico desembarcar na Europa, mais precisamente no paraíso do surf em Portugal, a cidade de Ericeira.

A Cidade

A cidade de Ericeira fica localizada em torno de 50 quilômetros à noroeste de Lisboa, a capital do país. Tradicionalmente, Ericeira sempre foi uma vila de pescadores. É possível encontrar registros escritos tão antigos quanto o ano de 1229, quando a região onde a cidade se localiza foi fundada. A população antiga de Ericeira era formada por um grupo étnico chamado “Jagoz”. Eles diferiam das aldeias vizinhas porque viviam quase que exclusivamente do mar.

ericeira portugal

Até recentemente, muitas pessoas acreditavam que o nome Ericeira (Ouriceira) tinha sua origem por causa dos ouriços do mar. Entretanto,  um símbolo da vila foi encontrado há poucos anos. Ele representava um porco-espinho (também chamado como ouriço). Isso consolida a tese de que as origens dessa vila datam de mil anos antes de cristo. Hoje em dia ainda é possível sentir um pouco da história do local em suas ruas estreitas de pedra e nas igrejas antigas. Sua comunidade continua mantendo vivas as tradições seculares, mesmo após as inevitáveis modernizações por que tem passado nas últimas décadas.

Reserva Mundial Do Surf

A vila da Ericeira foi declarada oficialmente como uma Reserva Mundial Do Surf, a primeira na Europa. De fato é um título muito merecido, que reconhece a importância de preservar a costa do surf. Isso vale não apenas para os inúmeros surfistas portugueses, mas também para a vitalidade da economia do país, além de promover a preservação do ambiente costeiro e marinho e a manutenção de uma alta qualidade de vida para os residentes.

O surf na verdade é muito mais do que um esporte, é um estilo de vida que leva em consideração o relacionamento do homem com o mar. Conforme falamos anteriormente, esta relação data de milhares de anos, é algo muito natural. Como o Presidente de Portugal na época do reconhecimento da região como reserva, Aníbal Cavaco Silva, disse: “A designação de Ericeira como Reserva Mundial de Surf deve servir de exemplo para estimular todos a aspirar a um país mais ambientalmente saudável e com um excelente padrão de vida.”
Grupos locais que co-patrocinam a reserva incluem o Município de Mafra, a Associação dos Amigos da Baía de Coxos, o Ericeira Surf Club (ESC) e o Salvem o Surf, além de muitas outras organizações e pessoas.

As Ondas

ericeira portugal
Os picos de surf de Ericeira são famosos pela sua consistência durante todo o ano e claro, pela qualidade de suas ondas. Adicione a isso um ambiente lindíssimo, com paisagens de tirar o fôlego, ondas para todos os níveis de surfistas e uma atmosfera tranquila. Não à toa que esta cidade é considerada a capital do surf em Portugal. A Ericeira tem uma população de apenas dez mil habitantes, todavia, a quantidade de surfistas é grande em proporção à população. Com tantas ondas perfeitas como mostraremos a seguir, não é de se estranhar.
Aliás, fique atento sempre aos surfistas locais e acima de tudo evite chegar nos picos em bando, fale baixo e seja discreto, pois os surfistas nativos protegem muito suas ondas. Sendo assim, como em todos os picos, respeite, sorria e divirta-se.
Para dar uma amostra do que te espera por lá, listamos os nove melhores picos de surf de Ericeira e os separamos por três níveis de surfistas: iniciantes, intermediários e avançados. Lembrando que na região existe uma diversidade enorme de ondas, tanto beach breaks, quanto points e reefs.

Foz Do Lizandro – Iniciantes

Foz do Lizandro em um típico dia de verão.
A Foz do Lizandro é uma excelente opção para surfistas iniciantes, pois tem uma variedade de picos sobre fundo de areia. Suas ondas normalmente são mais cheias e lentas, abrindo para os dois lados. Em dias de ondulações grandes pode quebrar com bom tamanho e se torna um pico recomendado apenas para os mais experientes. Entretanto, no dia a dia suas ondas são bastante convidativas para os iniciantes.
A área de praia da Foz do Lizando foi estabelecida no final de 2008 e oferece todas as comodidades necessárias para um dia na praia. Possui uma variedade de cafés que servem alimentos e bebidas, além de banheiros e outros serviços essenciais.
As ondas nesta praia funcionam melhor com maré seca e média. Prefere as ondulações de Oeste e Sudoeste entre 3 e 6 pés e período acima dos 10 segundos. O melhor vento é o leste/nordeste que bate terral na praia toda.

ericeira portugal

As pranchas ideais para o surf nos três primeiros picos são aquelas do dia a dia do surfista. Independentemente do nível de surf, utilize aquela prancha que você está mais acostumado a surfar, com a qual se sente mais confortável e confiante.

São Julião – Iniciantes

São Julião é uma longa praia que fica localizada no extremo sul de Ericeira. Sem dúvida é a mais exposta e a que capta a maior quantidade de swell na região, portanto sempre tem uma onda por ali. É de fato uma praia muito consistente. Sua grande faixa de areia oferece uma infinidade de picos que formam excelentes paredes para iniciantes e intermediários. Mesmo se for um surfista avançado e estiver à procura de um pico com pouco crowd, São Julião pode ser sua escolha. Por lá também é possível encontrar um café local que oferece sanduíches e tortas típicas portuguesas para repor as energias após a sessão de surf.

Suas direitas e esquerdas preferem maré seca a média, assim como na Foz do Lizando. A melhor ondulação é a oeste com tamanho entre 2 e 6 pés e qualquer período. No entanto, esta praia recebe swells de todas as direções entre sudoeste e norte. Os melhores ventos são o nordeste, leste e sudeste, que sopram como terral em algum ponto da praia.

Praia Do Sul – Iniciantes

A Praia do Sul é certamente uma das mais bonitas da região e é uma excelente opção para ir quando a ondulação está muito grande em outros picos. Esta praia oferece ondas para os dois lados, as quais geralmente quebram lentas e são ótimas para iniciantes. É uma das praias mais centrais da cidade e possui fácil acesso, além de ótimas comodidades como quiosques de comida, cafés, restaurantes e banheiros. Definitivamente esta praia é um ótimo local para passar o dia surfando ou com a família.
As melhores condições na Praia do Sul são swell de oeste/noroeste de 5 a 10 pés com período acima de 10 segundos. O fundo é de areia com algumas lajes de pedras. Prefere maré média e alta e ventos do quadrante leste.

Matadouro – Intermediários

A Praia do Matadouro está localizada no centro de Ericeira e oferece boas esquerdas no canto sul e um point de direitas divertidas ao norte. Além disso, conta com alguns pico espalhados entre elas. Para os dias sem onda existe uma pista de skate com vista para o mar que faz a cabeça dos skatistas e surfistas locais. Esta praia tem um pequeno trailer de café no estacionamento para esquentá-lo entre as sessões de surf.
O fundo é um misto de areia e pedras, portanto muito cuidado na entrada e saída do mar. A melhor ondulação nesta praia é da direção oeste/noroeste com tamanho entre 3 e 6 pés e período entre 10 e 15 segundos. Funciona bem em todas as marés e atura qualquer vento entre sul, leste e norte.
Nas ondas de Matadouro e Ribeira D’Ilhas prefira utilizar pranchas de alta performance, que tenham um bom equilíbrio entre remada, velocidade e responsividade, tanto em partes mais críticas como em partes mais flat das ondas. Neste caso os modelos mais versáteis de pranchas são os melhores, tais como a Lost Driver 2.0 e a Chilli Nevada.

Ribeira D’Ilhas- Intermediários

ericeira portugal

Sem dúvida a onda com fundo de pedras mais acessível de Ericeira. A Ribeira D’Ilhas oferece paredes super longas para a direita, muitas vezes comparada à Bell’s Beach na Austrália. Suas ondas formam tubos e faces limpas para todos os tipos de manobras, principalmente rasgadas grandes na borda.
Pode-se dizer que esta praia é o centro do surf na região. Com um amplo estacionamento e uma estrutura enorme com restaurante, passarela, vestiário, escola de surf e aluguel de equipamentos, esta é a onda favorita de muitos surfistas que se aventuram nas ondas Portuguesas.
Ela é palco de muitos campeonatos amadores e profissionais devido à qualidade das ondas, à consistência e às comodidades de alta qualidade localizadas ali. Possui um ótimo restaurante e é a praia preferida para assistir ao pôr do sol e relaxar depois de um dia de surf.
ericeira portugal
As condições ideais para que a Ribeira D’Ilhas quebre clássica são swell de oeste/noroeste sólido, acima dos 6 pés e dos 12 segundos. Funciona bem em qualquer maré, apenas muda o shape da onda. Suas ondas podem passar de duzentos metros de extensão. Os ventos sudeste e nordeste são os melhores neste pico.

São Lourenço – Intermediários

ericeira portugal

São Lourenço é uma bela praia que abriga vários picos. Eles oferecem pesadas paredes tanto para a esquerda quanto para a direita. No extremo norte da praia você encontrará um reef de direitas longas e pesadas. Quando um grande swell atinge a bancada surge uma das melhores e mais poderosas ondas de Portugal. Esta praia tem um café e também abriga um famoso restaurante chamado Pizza Mobile, além de ser outro excelente ponto para apreciar o pôr do sol.
As condições ideais para São Lourenço quebrar clássica são ondulação grande entre 5 e 10 pés de norte/noroeste com período acima de 12 segundos. A melhor maré é a média, mas funciona em todas. Prefere os ventos de sudeste, leste e noroeste, que são terral.
Para os dias de ondas sólidas em São Lourenço, recomendamos com muito poder de remada e mais volume, pois é uma onda com bastante pressão. É importante que haja um deslocamento ágil no outside quanto entra a série. Nas ondas é preciso que estas pranchas sejam bem estáveis e manobráveis, com ótimo drive nas curvas e principalmente que sejam muito seguras. Alguns dos modelos indicados estes dias são a Chilli Fader Step Up e a DHD Sweet Spot 3.0

Coxos – Avançados

Considerada não apenas como uma das melhores ondas de Portugal, mas também uma das melhores direitas do mundo. Coxos é famosa por seus grandes e pesados tubos e também pelas extensas paredes de cansar as pernas. É uma onda que todo surfista experiente deve ter em sua lista de desejos. Desde a entrada do mar, passando pelas ondas em si até a saída d’água, é tudo muito intenso.
As pedras por onde se entra no mar são cheias de ouriços que podem até atravessar a sola de uma botinha de surf, portanto, elas são indispensáveis aqui. O crowd é formado por surfistas locais super protetores desta onda, sendo assim, não espere sentar lá atrás e pegar as melhores ondas da série. Chegue de fininho, sente mais embaixo e espere as suas ondas com paciência, quem sabe pode sobrar uma boa da série para você (aconteceu comigo algumas vezes). Cuidado ao sair do mar, já que na maré cheia não há areia e você deverá escalar algumas pedras. Na maré seca é mais fácil, mas novamente seja cauteloso.
Para este pico tenha consigo pranchas com excelente poder de remada e que performem muito bem tanto nos tubos quanto em manobras nas partes críticas. O ideal é que elas tenham boa curva de rocker tanto de bico quanto de rabeta e uma ótima quantidade de concave, além de uma rabeta mais fechada para segurança nos tubos e cavadas. Recomendamos os modelos Lost Indo Driver e Pyzel Next Step.
⠀⠀⠀

Para quebrar clássico, o pico de Coxos exige maré baixa até média e ventos de leste, sudeste ou nordeste suaves e moderados. A ondulação ideal é a oeste/noroeste com tamanho entre 5 e 10 pés e período acima dos 10 segundos.

Cave – Avançados

A onda de Cave costuma ser comparada à Shark Island na Austrália. Uma onda que proporciona tubos bizarros em uma bancada de pedras praticamente exposta. A ondulação vem de águas profundas e encontra uma borda de reef extremamente rasa, criando ondas quadradas e gerando tubos grossos e super velozes. Qualquer erro pode ser fatal. Não é nem preciso dizer que esta onda é recomendada apenas para os surfistas mais experientes e destemidos.
As melhores condições rolam com ondulação de oeste/noroeste entre 6 e 10 pés e período entre 10 e 15 segundos. A maré deve obrigatoriamente ser entre média e cheia. Os melhores ventos, como em outros picos da área, são o sudeste e o nordeste. Neste caso as mesmas pranchas recomendadas para Coxos servem para Cave.

Pedra Branca (Praia da Empa) – Avançados

Para a alegria dos goofies, Pedra Branca é um poderoso reef de esquerdas e oferece excelentes tubos. Em teoria, tudo o que você precisa fazer é ficar de pé e colocar para dentro, pois ela é uma onda muito previsível. Mas isso é apenas teoria, pois ela é uma ondas bastante rasa e perigosa, a preferida dos bodyboarders da área. Dependendo da ondulação e da maré esta onda também proporciona algumas boas manobras.
As condições ideais para a onda da Pedra Branca são ondulação de oeste/sudoeste entre 3 e 8 pés e período acima dos 10 segundos. A maré deve ser média para alta e o melhor vento é o leste.
Nesta mesma Praia da Empa, que fica do outro lado da rua de frente para o camping municipal de Ericeira, existem outras duas ondas muitos boas, neste caso são direitas. Elas se chamam Backdoor e Reef. Reef, como o nome sugere, quebra sobre um recife de pedras plano e raso. Produz direitas poderosos e rápidas com tubos impressionantes se as condições forem adequadas. Pode ser mágico, mas pode deixar cicatrizes.
Por ser uma onda que proporciona bons tubos e manobras, recomendamos os modelos de pranchas que se propõem exatamente a isso com são os casos da Al Merrick Happy e a Sharp Eye #77.
Backdoor está localizada entre Recife e Pedra Branca. É outro reef de direitas com seções que podem produzir bons tubos e é mais amigável e acessível que as ondas do Reef. Cuidado com a maré seca, pois é bastante rasa. Tanto Reef quanto Backdoor funcionam melhor com ondulações de oeste/noroeste entre 3 e 5 pés e maré média. O vento ideal é o leste/nordeste.

Equipamento Certo

A Ericeira tem um clima bem marcado pelas estações, devido principalmente à sua posição geográfica. Os meses de inverno entre novembro e março podem ter temperaturas variando entre 6ºC e 18ºC. Já os meses de abril, maio e junho (primavera) podem atingir até 24°C durante o dia, antes de cair para 10°C à noite. No verão, entre os meses de Julho e Setembro as temperaturas poder atingir os 32°C. É comum também encontrar bastante névoa por lá, especialmente no período da manhã, que é quando a brisa fria do Oceano Atlântico se choca com o calor quente gerado no interior.

É importante lembrar que a temperatura da água nesta área não oscila muito durante o ano. Isso se deve aos ventos do norte, conhecidos como Nortada.  Eles se unem à fria corrente das Canárias para impedir que águas mais quentes cheguem à costa. Separe um long de manga curta 2mm ou 3.2mm para os meses de verão. Já para o restante do ano tenha sempre um long manga longa de 4.3mm à disposição. Além dele, providencie e botas de neoprene para água gelada, elas irão ajudá-lo a manter-se mais tempo dentro d’água e também protegerão seus pés dos abundantes ouriços em alguns picos de surf da Ericeira. A temperatura d’água varia de 13ºC no inverno a 19ºC no verão.

Considerações Finais

A Ericeira não é só um pico de surf, é também um local fantástico para férias entre amigos e também com a família. Com uma grande variedade de praias e ondas além de excelentes restaurantes e hospedagens para todos os bolsos. Outra caraterística que a torna tão atraente o fácil acesso, pois ela fica situada a apenas 45 minutos de Lisboa.

Se você nunca tinha pensado em uma surf trip para Portugal, esperamos que este artigo tenha aberto seus olhos para este maravilhoso destino. Recomende esta leitura para seus amigos e parentes que gostaria de levar contigo nesta viagem. Boas ondas!


 

Deixe uma resposta