fbpx

Sharp Eye Inferno 72: Analisando Pranchas

Sharp Eye Inferno 72: Analisando Pranchas

Depois de alguns meses, nossa série Analisando Pranchas volta a ter como protagonista uma prancha da Sharp Eye. Dessa vez vamos falar da Inferno 72, exatamente o modelo vencedor escolhido pelo australiano Taj Burrow no Stab In The Dark.

Não é de hoje que as pranchas do shaper brasileiro Márcio Zouvi são destaque na mídia. Aliás, engana-se quem pensa que foi a partir do momento em Filipe Toledo apareceu detonando ondas mundo afora sobre os foguetes da Sharp Eye. Elas na verdade têm sido apreciadas e muito utilizadas por surfistas de alto calibre desde a década de 90. Caras como Binho Nunes, por exemplo, já fizeram capas de revistas e ótimos resultados com as pranchas Sharp Eye, como foi em 1995 em Pipeline.

sharp eye

Chassi Consagrado

sharp eye inferno 72

A exemplo de outros modelos de pranchas como por exemplo a Lost Surb Driver 2.0 e a Two Happy da Al Merrick, a Inferno 72 foi baseada em um modelo anterior de sucesso da própria marca. Neste caso estamos falando da Disco Inferno, uma prancha consagrada tanto entre os surfistas profissionais quanto entre os amadores.

A Disco Inferno fez e ainda faz muitos surfistas puxarem seus níveis em ondas do boas do dia a dia. Uma prancha para surf de alta performance, a Disco Inferno é um dos modelos mais usados por atletas como Filipe Toledo, Miguel Pupo e Tati Weston-Webb. Além deles, é possível ver muitos surfistas amadores de nível intermediário e principalmente avançado pegando altas ondas com ela.

Inclusive, foi pensando em atender a uma gama enorme de surfistas que o shaper Márcio Zouvi criou duas tabelas com medidas variadas deste modelo. Assim ele também o fez com a Sharp Eye Inferno 72, dessa forma é possível escolher as medidas mais adequadas para cada surfista sem precisar subir ou descer muito de tamanho.

Nos parágrafos a seguir iremos detalhar as principais mudanças feitas na Inferno 72 em comparação com sua antecessora, que continuará no menu de modelos disponíveis para venda.

Criada Para A Piscina

Muita gente pensa que a Inferno 72 foi criada apenas para ser enviada para o Stab In The Dark. Entretanto, ela na verdade nasceu em 2020, quando foi feita para o Filipe Toledo competir no evento Rumble At The Ranch, na piscina de ondas do Kelly Slater (Surf Ranch).

A verdade é que quando o shaper Marcio Zouvi precisou escolher uma prancha para o programa da Stab, levando em consideração o local onde seria realizado (Ilhas Maldivas) ele escolheu a Inferno 72. Acontece que, por conta da pandemia, os planos da Stab mudaram quando as pranchas já estavam quase prontas, e eles acabaram realizando os testes em Western Australia mesmo, na região de Yallingup e Margaret River, onde mora Taj Burrow.

Outline E Bordas

O outline da Inferno 72 é bem característico das pranchas de alta performance. Entretanto, como dissemos anteriormente, ela tem algumas alterações em comparação com a Disco Inferno. Uma delas é a maior área de bico, tendo um pouco mais de volume na parte da frente, bem debaixo do peito do surfista. Isso favorece o poder de remada e a entrada nas ondas. Além disso, outra alteração foi na espessura da parte final da prancha, na área da rabeta. A 72 é um pouco mais grossa e tem mais sustentação na rabeta, favorecendo o surf em ondas com menos força.

De forma geral as bordas da Inferno 72 são médias e bem suaves, nem muito altas e nem muito refinadas. A parte onde elas ficam mais afiadas é a partir da altura das quilhas, onde é importante que sejam assim para que a prancha fique mais sensível e responsiva.

Concave

sharp eye inferno 72

Single to double concave é a configuração de fundo da Inferno 72. Ao compararmos com a Disco Inferno podemos perceber que a parte do single, que corre desde um pouco a frente do pé dianteiro até 8 polegadas antes das quilhas, é também moderada.

Todavia, o double concave, que começa 8 polegadas antes das quilhas, ganha bastante profundidade, principalmente entre as quilhas. De fato ele é mais fundo que o da Disco Inferno. Essa combinação entrega boa velocidade e sustentação sob o pé da frente, assim como excelente tração e mobilidade sob o pé de trás.

Além disso, esse double concave profundo combinado com a rabeta mais espessa e rocker médio deixam a prancha mais acima d’água, com excelente sustentação. Por mim, esse double faz com que o fluxo d’água se divida e alivie a pressão da terceira quilha, o que faz dela uma prancha solta e muito fluida.

Rocker

Em comparação com a Disco Inferno, a 72 ganhou um pouco mais de curva de rocker tanto as primeiras três polegadas do bico quanto na rabeta. Isso faz com que ela se encaixe melhor nas partes mais críticas das ondas e também facilita que o surfista realize curvas de arcos mais fechados, atacando o lip em espaços mais curtos (mais pivô). Portanto, pode-se dizer que ela tem curva de rocker média tanto de entrada quanto de saída, com um pouco mais de aceleração nas extremidades.

Quilhas

Por ser uma prancha com bastante concave e curva de rocker média, o ideal é utilizar quilhas com mais rake, aquelas mais alongadas. Isso porque esse tipo de quilha irá entregar mais drive e segurança nas curvas em alta velocidade, além de alongar um pouco as cavadas e as rasgadas na borda. Dessa forma, prefira os modelos Mick Fanning e Julian Wilson da FCS. Já se você usa sistema Futures, recomendamos os modelos EA Control e Coffin Bros.

Sensações

Sem dúvidas a Inferno 72 ainda dará muito o que falar. Ela é uma prancha perfeita para as condições do dia a dia no Brasil, mas exige certo nível de habilidade e controle do surfista. Dessa forma, indicamos este modelo apenas para quem já tem um nível intermediário/avançado até os profissionais.

Se você busca por uma prancha para levar seu surf para o próximo nível, a Inferno 72 da Sharp Eye é uma excelente pedida. Encaminhe esta análise para seus amigos que estão nessa mesma busca ou também para aqueles que assistiram o Stab In The Dark com Taj Burrow e querem saber mais sobre ela.

 

Curtiu a Inferno 72? Confira abaixo nosso estoque disponível para sair surfando com ela em poucos dias!
Confira Pronta Entrega

Deixe uma resposta

Abrir conversa