fbpx

A História De Um Campeão: John John Florence

A História De Um Campeão: John John Florence –

Dando sequência à nossa série A História De Um Campeão, hoje vamos falar do fenômeno havaiano John John Florence. Bicampeão mundial, John é um dos caras mais queridos e admirados do surf atualmente e vamos contar um pouco de sua história aqui.

John Alexander Florence, mais conhecido como John John Florence, é certamente um dos surfistas mais impressionantes que já pisaram em cima de uma prancha de surf. O bicampeão mundial (2016 e 2017) nasceu em 18 de outubro de 1992 em Pupukea, no Havaí, e desde muito pequeno já despontava como destaque nas ondas do North Shore de Oahu. 

Família

florence familia
A família Florence é uma espécie de lenda local no North Shore. Quando a mãe de John John, Alexandra, mudou-se para o Havaí com apenas 16 anos ela estava em busca de um estilo de vida mais livre. Na verdade ela conta como foi: “Eu vi esse filme Beyond Blazing Boards. Eu costumava assistir o tempo todo quando era adolescente e ficava tipo, ‘Estou indo para lá! Eu vou ser uma daquelas garotas da praia.”

Ela se casou cedo, teve filhos, três. O casamento azedou. “Eu simplesmente ia para a praia com meus meninos o dia todo para escapar da realidade em casa. Surfar foi uma fuga para mim e isso me deixou feliz, e eu trouxe os meninos comigo para a água porque eu só queria que suas vidas fossem felizes.

Meus filhos estão perto de mim; passamos por muita coisa juntos.”
Seguiu-se o inevitável divórcio – John John tinha 5 anos na época. Alex se envolveu ainda mais com seus meninos e foi aí que Time Florence nasceu. “Meus filhos sempre foram meus melhores amigos. Todos nós meio que crescemos juntos em nosso mundinho aqui na praia.”

“Eles passaram por essas dificuldades. Eles não tiveram uma infância fácil”, disse o amigo da família e antigo vizinho de Florence, Pete Johnson. “Olhando de fora, pode parecer uma vida perfeita aqui na praia de Pipeline, mas foi difícil para eles. Eles tiveram que lutar para sobreviver e pagar as contas. Alexandra sempre foi uma ótima mãe, uma mãe amorosa. Criar três meninos no North Shore como uma mãe solteira não é fácil. Há muitos problemas que as crianças podem encontrar aqui.”

O Surf

alexandra florence

Alex surfa de longboard, e surfa bem. Então já era esperado que John John e seus irmão a seguissem para o mar. No caso de John isso aconteceu com apenas três anos de idade e com cinco ele já estava remando em Pipe pela primeira vez. “Eu só me lembro de vê-lo lá fora em Pipe pensando: Deus, ele é muito jovem, cuida dele por favor” lembra o local Jamie O’Brien, um dos melhores surfistas do mundo em Pipeline e Backdoor. 

Naquela época rolavam boatos de Alex não deixaria John John surfar em Waimea até que ele tivesse pelo menos 12 anos de idade. “Isso não é verdade”, ela esclarece, “Eu na verdade o incentivei a surfar lá antes disso. John já surfava em Pinballs, o inside de Waimea quando tinha 7 anos. Quando ele era pequeno, íamos a todos os lugares juntos. Eu realmente nunca coloquei nenhuma limitação nele porque ele era jovem, na realidade sempre o achei forte o suficiente para lidar com isso.”

Outro fator curiosos é o fato de que Alexandra nunca os deixou ter uma TV, e os três irmãos imploraram durante toda a sua vida para conseguir uma para eles. Foi aí que em um Natal, o amigo Pete Johnson e John John deram perdido em Alex e saíram e comprar uma TV de 26 polegadas. Não é preciso dizer que ela surtou com isso, mas a TV permaneceu, apesar de ter ficado parada juntando poeira por longos períodos de tempo, enquanto Alex levava o Florences para fora de casa surfar e andar de skate. 

Famoso Em Bali Desde Os 8 Anos

Alex conta uma passagem curiosa sobre a fama de seu filho John desde os 8 anos de idade. Quando ela resolveu passar alguns meses em Bali, John tinha 8, Nathan 5 e Ivan tinha apenas 3 anos e estava com uma perna quebrada.

IImaginem, uma mãe solteira aparece em Bali com três filhos pequenos, um com uma perna quebrada e quase nenhum dinheiro. A solução para ficar o maior tempo por lá? Procurar os locais da praia de Bingin. Ela conta: “Eu tinha estado lá quando era adolescente e conhecia um família local. Então fomos para Bingin e ficamos numa cabana no penhasco de frente para a praia por quatro meses a dois dólares por noite. Eu carreguei Ivan por todas aquelas escadas com uma perna quebrada, foi duro”.

Mas a parte mais inesperada e curiosa foi quando chegaram para surfar na famosa Uluwatu. Nessa época John John estava estrelando um jogo de videogame, então locais o reconheceram e não paravam de gritar: John ​​John! John John! enquanto ele descia as escadas de  Uluwatu. Ele era bem conhecido por lá e conseguiu pegar altas ondas no meio do crowd. Ele já era grande em Bali. 

Adolescência

john john criança
John John Florence foi um superastro já na pré-adolescência, o surfista mais famoso do mundo com menos de um metro de altura. Sua trajetória de carreira foi abrupta. Aos 13 anos ele fez sua estreia na Tríplice Coroa, sua primeira bateria em um mar grande foi em Haleiwa, em ondas seis vezes maiores que ele. Nesse mesmo ano ele surfou no Pipe Masters e logo se tornou o principal ganha-pão da casa, um legítimo arrimo de família aos 13 anos de idade.

Naquela época e principal questão era conciliar os estudo com as competições: “A Kahuku High School já viu muitos surfistas antes”, disse Alex, e eles foram muito legais com John. De alguma forma conseguiram abonar suas faltas em troca de trabalhos para serem feitos em casa.

Carreira Profissional

Como dissemos, John John começou a surfar com três anos de idade e já chamava a atenção de todos. Ele foi o mais jovem surfista a ganhar a prestigiada Tríplice Coroa Havaiana em 2011. Suas performances dominantes em Pipeline e Backdoor lhe deram três títulos do Volcom Pipeline Pro e finalmente em 2021, o tão sonhado Pipe Masters. Sem dúvida John é um especialista em Pipeline e muitas vezes suas sessões por lá chegam a ser constrangedoras para grande parte dos outros surfistas, tamanho é seu domínio ali.

Desde a inevitável ascensão de John John para a elite da antiga ASP, atual WSL, em 2011, ele foi ficando cada vez mais forte. Apesar de seu primeiro ano ter sido marcado por uma lesão na coluna, em 2012 ele pôde participar do circuito todo saudável e finalizou o ranking em uma impressionante quarta colocação.

john florence titulo mundil
Depois de alguns anos e títulos em certas etapas, o que era esperado há muito tempo aconteceu: os grandes títulos mundiais de 2016 e 2017. Em ambas temporadas John foi sólido e confirmou as expectativas que nele foram depositadas desde seus primeiros anos de vida. Destaque especial para suas performances avassaladores no Main Break de Margaret River e nos tubos de Teahupoo e Pipeline/Backdoor. 

Desde então, John tem figurado como destaque entre os melhores surfistas do mundo. Entretanto, seu maior adversário têm sido as lesões. No espaço de 3 anos, Florence teve que lidar com 3 lesões sérias, tendo sofrido intervenções cirúrgicas e em ambos joelhos e ficado de fora de diversas etapas do circuito mundial.

Sem dúvida isso não tira o brilho de seu surf e sua vitoriosa carreira, mas infelizmente o havaiano parece ser um daqueles atletas de ponta os quais têm que conviver com lesões e por isso alteram períodos de altos e baixos.

Parceria De Sucesso


Assim como acontece em outros esportes, surfistas vencedores devem ter a sua disposição os melhores equipamentos. Com John Florence não é diferente.

Desde muito pequeno, John John tem a seu dispor as pranchas do shaper havaiano Jon Pyzel. Durante mais de duas décadas eles vêm trabalhando juntos e desenvolvendo modelos de pranchas de sucesso global. Foi usando as pranchas Pyzel que JJF conquistou tudo em sua carreira e mais do que isso, colocou nos pés de surfistas do mundo todo pranchas de altíssimo desempenho.

A qualidade das pranchas de Jon Pyzel é incontestável e é possível encontrá-las em qualquer país do mundo com boas ondas, inclusive no Brasil. Os principais modelos que podemos destacar dessa parceria são a The Ghost, The Shadow, Phantom e Pyzalien2. Além delas, vale ressaltas também as vencedoras do Stab In The Dark, modelos 74 e Radius.

Aproveite para conhecer as pranchas Pyzel e converse com nossos consultores para saber qual delas é a mais indicada para as suas necessidades.

 

 

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Pranchas de Surf | Prancha Nova

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading