fbpx

Surfland: A Piscina De Ondas Da Praia Do Rosa

Piscina de ondas praia do rosa

A Piscina De Ondas Da Praia Do Rosa –

Hoje o assunto por aqui são as ondas artificiais, principalmente a piscina de ondas da Praia do Rosa. Um dos projetos ligados ao surf mais audaciosos e inovadores de todos o tempos no Brasil, a Surfland será um marco imobiliário e surfístico em nosso país.

Quem poderia imaginar, há dez anos, quem em pouco tempo teríamos uma das mais modernas piscinas de ondas no Brasil? De fato, nem o mais imaginativo surfista brasileiro seria capaz de prever um projeto como é a Surfland. Suas ondas perfeitas e constantes, com seções de tubos e manobras, são algo muito além do que outras piscinas de ondas do mundo já foram capazes de oferecer.

Medina surfland brasil

Além das ondas, todo o projeto é grandioso. Desde a região onde está sendo implantado, passando pelas diversas atrações e infraestrutura de apoio, até  a forma de utilização dos apartamentos, como multipropriedade. Nos próximos parágrafos iremos dar maiores informações sobre todo o projeto, principalmente nas ondas e é claro, nas pranchas ideias para elas.

Garopaba

Surfland garopaba silveira

A região escolhida para a construção da Surfland é certamente uma das mais lindas do Brasil. Cercada de praias paradisíacas, a região de Garopaba conta com algumas das melhores ondas do Brasil, além de ser vizinha da famosa Praia do Rosa, uma das mais badaladas do país. Se você já teve a oportunidade de conhecer este paraíso, sabe bem do que estamos falando. Se ainda não esteve por lá, confira nosso artigo exclusivo sobre o local, onde detalhamos tudo sobre as praias e picos de surf por lá.

Piscina de ondas rosa mapa

Algumas pessoas até têm questionado o por quê de a Surfland ser construída em um local com tantas opções de surf no oceano e não em alguma região sem ondas, como acontece por exemplo no País de Gales e no Texas. Esse na verdade é mais um chamariz para o empreendimento, já que os surfistas poderão pegar altas ondas em algumas das praias locais e ainda completarem o dia nas perfeitas ondas artificiais da Surfland. Além disso, a área tem outros interesses diversos como cachoeiras, restaurantes premiados e festas por exemplo.

Mas nem tudo são flores, e é claro que também existem questionamentos com relação aos possíveis danos ambientais que tamanho projeto pode causar na região. Alguns moradores locais inclusive têm se mobilizado quanto a isso. Sem dúvida essa é uma questão das mais importantes, e segundo conversamos com alguns representantes do empreendimento, em seu showroom em Balneário Camboriú, eles nos confirmaram que os cuidados ambientais são enormes e a maior parte do terreno manterá sua vegetação nativa e contará com reflorestamentos.

Tecnologia The Cove 2.0

Wave Garden Coreia do Sul
Siheung Surf Park, Coréia do Sul

Já existem outras piscinas ao redor do mundo com a mesma tecnologia a qual será usada na Surfland Brasil. Entretanto, a versão brasileira será a mais potente de todas. Hoje a maior delas se encontra na Coréia do Sul e conta com 48 motores, contra 40 da piscina de Melbourne, na Austrália. A piscina de ondas da Praia Do Rosa terá nada mais nada menos do que 52 motores, algo inédito nas piscinas desenvolvidas pela empresa do País Basco, Wave Garden.

Serão ondas tanto para a esquerda quanto para a direita, sendo uma onda de até 1,90m a cada 4 segundos. Suas ondas podem ser configuradas em diversos formatos para atender aos mais diferentes níveis de surfistas. É sempre bom lembrar que as duas coisas que o surfista mais odeia não existem por lá: mar flat e crowd. Além disso, a posição em que a piscina será construída foi pensada para otimizar o vento predominante na região, o nordeste, que baterá como terral, ou seja, de frente para as ondas.

Confira abaixo o vídeo de abertura da piscina de ondas da Coréia do Sul.

Ondas piscina praia do rosa

Line up piscina ondas praia rosa

Outras Atrações

Não só de surf viverá a Surfland Brasil. Haverá diversas atrações além das ondas. Vamos listar algumas delas, abaixo, mas destacamos principalmente a pista de skate projetada em parceria com o skatista profissional (e excelente surfista) Pedro Barros, a qual você pode conhecer melhor no vídeo abaixo:

Atrações surfland brasil

 

Pranchas Ideais

É sabido que as ondas artificiais de água doce normalmente pedem pranchas diferentes daquelas usada nas ondas do mar. Por conta de a água doce oferecer menos flutuação que a água salgada, muitos surfistas optam por usar pranchas feitas em EPS/Epóxi. Elas oferecem maior flutuação que as pranchas em PU e têm se provado muito boas nas ondas artificiais.

Pranchas mais curtas também ajudam muito os surfistas nesse tipo de onda. Na realidade, as melhores pranchas para piscinas de ondas são aquelas feitas sob medida para o tipo de onda que você surfará. As ondas em cada uma das piscinas de ondas do mundo variam muito de uma para outra. No entanto, temos percebido alguns princípios básicos que funcionam melhor ao alterar o design das pranchas para personaliza-las para as piscinas.

“Muitas vezes você precisa de flutuação extra, então 1/16 de espessura ou 1/8 de largura fazem bastante diferença,” diz Christian Bradley da Bradley Surfboards. “Você pode descobrir que precisa apenas de um pouco mais de flutuação ou área de rabeta, o que cria mais sustentação. Muitos surfistas precisam dessa sustentação a mais para ter mais direção”. Uma linha de bordas mais curta e mais rocker para se adequar ao espaço apertado das ondas feitas pelo homem são outros ajustes essenciais.

Como não poderia deixar de ser, temos o dever de ajudar nossos leitores a escolherem as melhores pranchas para o surf na Surfland. Sendo assim, elaboramos uma lista de pranchas que se encaixam perfeitamente nas ondas de lá, as quais têm um pouco menos de força que as do mar e ainda contam com formação perfeita, mas pouca área.

Lost Rocket Redux

Lost Rocket Redux

Al Merrick NeckBeard 2

Al Merrick NeckBeard 2

Pyzel Astro Pop

Pyzel Astro Pop

DHD 3DV

DHD 3DV

Se você quiser entender melhor como funciona a Surfland Brasil e como adquirir sua fração de multipropriedade, acesse o site surflandbrasil.com.br. Encaminhe este artigo para seus amigos e os convide para participar da Surfland contigo. Boas ondas artificiais!

 

Deixe uma resposta

WhatsApp chat