Quais as Melhores Praias do Rio De Janeiro Para Surfar?

Quais as Melhores Praias do Rio De Janeiro Para Surfar?

Está em busca das melhores praias do Rio de Janeiro para surfar? Para te ajudar, listamos as mais famosas entre os surfistas. Veja nossas dicas e escolha seu pico preferido!

As 5 melhores praias do Rio de Janeiro para surfar

A cidade maravilhosa é um point clássico para surfe e há ondas para diversos tipos de gosto.

De modo geral, pode-se dizer que as praias localizadas mais para o lado Sul do RJ são um pouco inconstantes. Quando o mar está bom para o surf, dá altas ondas. Já quando a maré baixa, é ideal para os iniciantes.

A Zona Oeste e a Barra são os locais que geralmente recebem ondas mais fortes. Porém, tenha cuidado, pois a correnteza costuma ser forte e a arrebentação pode ficar longe da areia.

Vamos conferir agora quais são as melhores praias do Rio de Janeiro para surfar?

1. Arpoador

Um clássico do Rio de Janeiro, o Arpoador é um dos picos mais importantes para a história do surfe no Brasil. Foi lá que o esporte começou a se difundir, sendo considerado um dos berços do surfe carioca, e já recebeu diversas etapas do WCT (World Surf League) e do WQS (World Men’s Qualifying Series).

Por lá, as ondas podem chegar até 2,5 metros nos melhores dias. Mas prepare-se para enfrentar um crowd grande. Uma opção é optar pelo surf noturno, bastante famoso no local.

2. Postinho

Espere por ondas que proporcionam ótimas manobras radicais e altos tubos. O Postinho está localizado na Barra da Tijuca e também já foi palco da etapa brasileira da World Surf League.

Considerada mais uma das melhores praias do Rio de Janeiro para surfar, as ondas têm boa formação, mas podem variar de 0,5 a 2,5 metros geralmente, e você encontra os melhores swells no lado sudoeste e sul da região.

3. Prainha

Bastante famosa entre os surfistas, a Prainha rende boas ondas em qualquer swell e também é possível encontrar grande variedade para o surfe. Ela fica localizada depois da Barra da Tijuca e do Recreio.

Por lá, você pode encarar ondas de até 3 metros de altura.

4. Itaúna

A Praia de Itaúna, em Saquarema, é atualmente o palco das etapas do Circuito Mundial de Surfe. Conta com um point-break próximo à praia e costuma funcionar em quase todas as direções de swell e vento.

É famosa por ser conhecida como o “maracanã do surf” e a esquerda que quebra perto da pedra é o pico mais clássico. As ondas podem chegar até 4 metros, apresentando tubos largos e uma ondulação atrás da outra.  

5. Itacoatiara

Itacoatiara é mais um dos picos do estado do Rio de Janeiro ideal para surfe. Localizada em Niterói, a região proporciona ondas tubulares e de grande extensão.

Caindo pelo canto esquerdo, no Costão, você encontrará boas esquerdas. Já se prefere as direitas, o pico ideal é o Pampo, do lado oposto.

Sendo um local de alta performance, as ondas podem variar de 2 a 12 pés. É ideal para surfistas mais experientes e a melhor época para surfar nesse mar é nos meses de outono ou primavera.

Preparado para sua surf trip no Rio de Janeiro? Aproveite e deixe seu comentário contando suas aventuras pela cidade e quais as praias que você mais gosta de surfar por lá.

Veja mais conteúdos como este no blog do Prancha Nova e encontre seu equipamento ideal.

Deixe um comentário