Prancha Fish — Será Que Ela É a Ideal Para Você?

Prancha Fish — Será Que Ela É a Ideal Para Você

A prancha fish é um modelo bastante utilizado. Porém, ela é mais específica para certos tipos de ondas e você descobrirá neste artigo se o equipamento é o que você está buscando! Confira!

Características da prancha fish

Esse modelo surgiu em meados da década de 1970 e segue firme até hoje, porém sofreu algumas pequenas mudanças ao longo do tempo. 

As pranchas fish retrô — como são chamados os modelos de antigamente — tinham a rabeta também swallow, mas eram mais fundas e largas. Atualmente, as mais modernas mantiveram o modelo da rabeta, mas ficaram mais estreitas e podem ter uma variedade maior no número de quilhas

Com relação às características principais deste modelo atual, podemos citar:

  • são menores em tamanho; 
  • são mais largas, tendo o wide point mais a frente;
  • são mais grossas;
  • contam com pouca curvatura (rocker), ou seja, são praticamente retas (flat);
  • têm a rabeta swallow (formato em V). 

Quando usar uma prancha fish?

Para saber se a prancha fish é a ideal para você, é necessário entender como estas características interferem na performance do equipamento. 

Por ser mais grossa, você consegue ter uma melhor flutuação no mar, ganhando facilidade e agilidade na remada. Além disso, por ser flat, o equipamento fornece mais velocidade para as manobras.

O estilo da rabeta também influencia na quebra de linha da onda, tornando a prancha mais manobrável e com uma boa sustentação. 

Para quem colocam mais peso no pé da frente, esse modelo também ajuda bastante. Para os surfistas iniciantes, é uma boa opção de equipamento principalmente para quem estiver fazendo a transição de uma longboard para a pranchinha. 

De modo geral, a prancha fish é a escolha certa para quem curte surfar em mares de ondas pequenas, cheias e mais fracas. 

Já se você quer um equipamento para ondas maiores, mais cavadas ou tubulares, esse modelo pode não ser o melhor, pois irá diminuir sua performance no surf.

Gostou de saber mais sobre essa prancha? Ela é a ideal para você? Veja outros tipos de pranchas de surf e encontre o seu equipamento!

Deixe um comentário