5 Pranchas Para Você Surfar Mais Rápido –
Atendendo a pedidos de comentários de muitos dos nossos clientes e seguidores, resolvemos listar 5 pranchas para você surfar mais rápido. Assim como em outros esportes, a velocidade é um fator de extrema importância na performance dos surfistas.
Desde o mês de Maio de 2020 temos abordado vários aspectos técnicos do surf em artigos da nossa série Surfe Melhor. Inegavelmente, um dos temas que mais chama a atenção e atrai o interesse dos nossos leitores é a velocidade. Certamente ela algo que pode te ajudar ou atrapalhar no momento em está no mar, seja na hora de remar para passar chegar no outside, seja na hora de pegar uma onda e principalmente no momento em nos colocamos em pé na prancha.
Quando vemos surfistas profissionais em vídeos, campeonatos ou ao vivo na praia, temos a impressão de que é muito fácil para eles adquirirem e principalmente controlarem sua velocidade nas ondas. Na verdade para chegar a esse nível é necessário muito treinamento, persistência e também o equipamento certo.
Equipamento Certo
Da mesma forma que existem carros mais velozes que outros e tênis especiais que nos fazem correr melhor, há também diferentes modelos de pranchas. Já falamos muito delas por aqui em nosso Blog e certamente você encontrará artigos que tratam de pranchas dos mais diferentes tipos.
Da mesma forma, existem também outros fatores que influenciam na geração, manutenção e gerenciamento da velocidade, tais como as quilhas. Abordamos esse assunto com profundidade, principalmente detalhando a parte técnica, em outro artigo da série Surfe Melhor. Confira aqui!
Nosso foco hoje é trazer maiores detalhes e recomendar modelos de pranchas que são rápidos por natureza. Pranchas essas que foram pensadas para entregar muita velocidade ao surfista, facilitando a vida daqueles que sentem que seu maior problema é não conseguir imprimir o ritmo desejado nas ondas. Isso acontece muitas vezes por deficiência técnica e também pelo surfista estar usando o equipamento inadequado para aquelas condições de mar.
Al Merrick FishBeard
Como o próprio nome sugere, a FishBeard mescla características da NeckBeard 2 e da CI Fish, situando-se no meio das duas em termos de desempenho. Por natureza, as pranchas biquilhas são muito velozes. Por não contarem com a quilha central, elas contam com menos arrasto e fluem melhor na parede das ondas, lateralmente, favorecendo muito a velocidade.
Ela possui a forte capacidade de planar em alta velocidade, sendo solta como uma fish tradicional, mas sem perder a manobrabilidade. Seu fundo é outro fator que a faz ser super rápida. A Fishbeard conta com um single concave moderado logo próximo ao bico e assim segue até a altura das quilhas, onde muda para uma saída flat. Essa combinação entrega bastante sustentação e velocidade no pé da frente e direciona o fluxo d’água em direção à rabeta.
Para completar, ela tem pouca curva de rocker, sendo estagiado no meio. Isso ajuda muito tanto na geração quanto na manutenção da velocidade, principalmente em partes flat das ondas. Portanto, se você busca por um surf veloz e muito fluido, considere a FishBeard como uma excelente opção para isso. Se quiser conhecer melhor sobre ela confira nossa análise exclusiva no Blog.
DHD Phoenix
A Phoenix da DHD tem sido uma das pranchas de maior sucesso em 2020. Esta é na verdade uma prancha híbrida, do tipo que une performance e diversão, primordialmente em ondas pequenas. É muito comum vermos surfistas saindo frustrados do mar com ondas pequenas por não conseguirem fluir como gostariam. Acredite, na maioria das vezes isso acontece por causa da prancha errada para aquele mar. Certamente muitos de nós já passamos por isso e não nos demos conta de que poderíamos ter nos divertido muito se estivéssemos com o equipamento adequado.
A Phoenix surgiu com o propósito de preencher essa lacuna, e ela faz isso de forma muito veloz. Ela é o tipo de prancha que gera velocidade no nada, já dropa rápido e acelera instantaneamente assim que o surfista se coloca em pé. Ela se encaixa perfeitamente entre uma fish progressiva e uma prancha performance para ondas pequenas e médias.
Seus atributos de rocker baixo e concaves profundos atendem aos mais exigentes surfistas que buscam um surf divertido e extremamente veloz sem perder a pegada das manobras. Tanto é que um dos surfistas mais rápidos do mundo, o australiano Mick Fanning, foi quem desenvolveu este modelo em conjunto com o shaper Darren Handley. Se você busca por uma prancha que possa te ajudar a surfar mais rápido, principalmente em ondas pequenas, a Phoenix é sua escolha. Conheça maiores detalhes sobre ela aqui!
Chilli Black Vulture
Sem dúvida uma das prancha mais rápidas da atualidade. A maior razão para isso é o rocker da Chilli Black Vulture. Ele de fato é simples, mas potencializa o poder de remada e a geração de velocidade logo após o drop, além da manutenção dela nas partes flat das ondas. Sua entrada de rocker é baixa, favorecendo a entrada nas ondas. Ele segue estagiado pelo meio, fazendo com que a prancha flua bem demais nas partes mais cheias das ondas. Por fim, seu rocker de saída é baixo também, apesar de que ele ganha uma curvatura, um kick relativamente agressivo, na saída da rabeta. Essa mudança abrupta faz com que a prancha ganhe em maleabilidade e vire de forma mais ágil e vertical nas partes críticas.
Outro fator que pode deixá-la ainda mais veloz é utilizá-la como bi ou quadriquilha. Ela vem por padrão com 5 encaixes, sendo muito versátil e divertida. Se sua intenção é tirar o máximo da velocidade dela, use-a como biquilha, com quilhas grandes e propícias para isso. Da mesma forma, se usada com quadri ela será muito rápida e ainda mais manobrável, sendo uma opção mais equilibrada entre velocidade e manobrabilidade.
Acreditamos que esta prancha poderá ser a mais utilizada do seu quiver na temporada de ondas pequenas na sua região. Ela certamente te fará surfar mais rápido do que nunca e o ajudará a elevar eu nível de surf. Inclusive, na opinião do surfista profissional Balinês e atleta da marca, Lee Wilson, a Black Vulture é a prancha mais veloz com a qual ele já teve a oportunidade de surfar.
Lost Rocket Redux
A Rocket Redux da Lost é uma prancha com características bastante peculiares e é muito versátil. Suas melhores performances de fato são em ondas pequenas e médias. Este é um modelo muito utilizado mundo afora, um dos maiores sucessos de vendas da marca. Isso se deve ao fato de ela combinar características que agradam a todos os níveis de surfistas, sendo a principal delas a super velocidade que ela imprime nas ondas.
Este é mais um modelo que pode ser considerado como uma prancha híbrida, daquelas que contêm mais volume que o normal para o tamanho. A Rocket Redux na realidade entrega um surf de muito mais alta performance que a maioria dos outros modelos de pranchas híbridas. Isso se deve a diversas características do seu shape.
Esta prancha tem como características principais a curvatura de rocker de bico bem baixa, fazendo com que ela tenha excelente poder de remada e muita aceleração. Da mesma forma, sua curva estagiada no meio a faz manter a aceleração nas partes fracas das ondas. Ao contrário dos outros modelos acima, a Rocket Redux tem um rocker alto de rabeta, que a faz manobrar muito bem, em alta performance.
Complementando as características deste modelo, nela encontramos um single concave profundo correndo por todo o fundo. Esta característica faz com que a prancha tenha extrema velocidade, direcionando o fluxo d’água todo para a parte de trás. Se você busca uma prancha muito rápida e versátil, experimente a Rocket Redux. Para maiores detalhes, acesse nosso artigo exclusivo de análise sobre ela clicando aqui!
Sharp Eye #77
Ser considerada pelo surfista mais veloz da atualidade como a prancha mais rápida que ele já usou, é uma responsabilidade e tanto. Quando Filipe Toledo, top 5 do ranking mundial, usou este modelo pela primeira vez, seu feedback para o shaper Márcio Zouvi foi exatamente este. Sem dúvida, o criador ficou orgulhoso de seu produto, já que era esta mesmo a ideia quando a prancha foi projetada.
Com uma velocidade nunca antes vista por lá, Toledo fez história em Jeffrey’s Bay. Por ser uma prancha pensada para o mais alto nível de performance, diferentemente dos modelos anteriores, ela apresenta um rocker de entrada e saída maior Este rocker acentuado significa ótima manobrabilidade nas partes críticas das ondas. Ele flui continuamente do bico à rabeta, permitindo arcos rápidos e curtos, além de manobras verticais no lip das ondas, atacando o pocket.
Mas afinal o que faz essa prancha ser tão rápida? A Sharp Eye #77 tem um single concave contínuo, único e bem profundo, correndo basicamente do bico à rabeta. O ponto mais profundo está localizado entre as quilhas, isso cria muito drive, aderência e sustentação, além é claro de velocidade. Esta configuração de fundo é perfeita para gerar toda a velocidade que você precisa em uma onda.
Esta prancha é muito indicada para os surfistas intermediários que gostariam de elevar seu nível de surf em ondas boas. A velocidade é responsável direta na performance de um surfista, portanto, estar com uma prancha veloz já é uma grande vantagem.
Se você está buscando por pranchas que possam ajudá-lo a exercer um surf mais veloz para elevar seu nível de performance, todas essas que acabamos de apresentar são excelentes opções. Sua escolha irá depender do seu nível atual e principalmente do tipo de ondas que normalmente surfa. Para que possa decidir qual é o modelo ideal para você, conte com a ajuda de nossos consultores através do Chat e WhatsApp e depois conte para nós como está sendo sua experiência surfando mais veloz.